Saúde mental nas organizações: um reflexo das relações de poder e estrutura organizacional
Resumo
Apesar das mudanças contemporâneas ocorridas nas organizações, o homem continua sendo o mesmo, trabalhador e produto final, com suas necessidades, desejos, frustrações. Diante disso, surge a necessidade de estudos que tenham como foco a saúde psíquica destes, que tratem da relação entre os distúrbios psíquicos e os sintomas físicos, ou seja entre saúde mental e trabalho e sintomas físicos. Com isso, o objetivo deste estudo é analisar como as relações de poder e os valores de uma organização interferem na saúde mental dos trabalhadores, com base no suporte teórico cabível e em trabalhos publicados. Assim como, compreender conceitos cruciais referentes à saúde mental dos trabalhadores. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica por meio de: fontes e bibliografias, de autores que permitiram uma análise, contendo uma abordagem realística e executável da temática, valorizando conceitos, ideias chaves, a problemática da pesquisa e seus objetivos. Foi verificado que diversos elementos presentes na estrutura das organizações refletem na qualidade da saúde mental do trabalhador, ou seja, sua relação com o trabalho e a percepção da mesma atuam ativamente na esfera psíquica. Entre estes elementos encontramos a cultura organizacional, e consequentemente os valores, as relações de poder e os estilos de caráter existentes neste contexto. Assim sendo, pode-se constatar que características específicas das organizações, podem ser elencadas como causadoras dos problemas de saúde mental de seus colaboradores, expressando assim, a intensidade do sofrimento causado pelas mesmas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.