UM BREVE OLHAR SOBRE EVOLUÇÃO DO DIREITO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Resumo
A pesquisa tem como objetivo demonstrar as lutas e vitorias das mulheres para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Consideradas inferiores aos homens as mulheres tiveram uma trajetória de preconceitos e muitas desigualdades diante da sociedade, a ela caberia o papel de administrar a casa, educar os filhos e cuidar do marido. Para tal objetivo a pesquisa foi construída diante de uma abordagem qualitativa, exploratória e se instrumentalizou como bibliográfica para mostrar que ao longo da história, e apesar das desigualdades ainda existentes, a mulher galgou seus degraus no mercado de trabalho, de forma lutadora, enfrentando preconceitos, mas através de décadas de esforços a mulher enfim garantiu o seu direito perante a sociedade, demonstrando o seu respeito e conquistando a devida valorizaçãoReferências
COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga-Estudos Sobre o Culto, o Direito, as instituições da Grécia e de Roma. 12ºEd.São Paulo: Hemus, 1996.
FREITAS, T.V. O Cenário Atual da Divisão Sexual do Trabalho. São Paulo: SOF, 2007.
GERHARDT , Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo, Métodos de Pesquisa, UFRG, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 6.Ed. São Paulo,: Atlas, 2008.
GONÇALVES, Armando. Vida a Dois Relações do Casal Moderno. São Paulo, 1974.
IRIGARAY, Hélio A. R.; VERGARA, Sylvia C. Mulheres no Ambiente de Trabalho: Abrindo o Pacote “Gêneroâ€. In: XXIII Encontro Nacional da ANPAD. ENANPAD, Anais, São Paulo, SP, 2009.
GOMES, Ana VirgÃnia Moreira. A Proteção Internacional contra a Discriminação da Mulher no Trabalho e o Direito do Trabalho. Brasileiro Gênesis: Revista de Direito do Trabalho, Curitiba, ano 1993, v. 1, p. 647-663, Nov. 2004.
MADALOZZO, R. C. et al. Participação no Mercado de Trabalho e no Mercado Doméstico: homens e mulheres têm condições iguais? Insper Work Paper. IBMEC: São Paulo, 2008.
MALTA, Aline Rodrigues, SABBATINI, Marcelo. A Mulher em jogo: as relações entre jogos digitais e gênero. HUM@NAE, v.10, n.1,2016.
MARTINI, Méry Terezinha, SOUZA, Fernanda. Mulher do século XXI: conquistas e desafios do lar ao lar. 2016.
OLIVEIRA, Z.L. C. A provisão da famÃlia: redefinição ou manutenção dos papeis? In: Gênero, famÃlia e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Faperj, 2008.
OLIVEIRA, Léia de Souza. A luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. DisponÃvel em http://www.sintufmt.org.br/noticias/id334203/artigo__a_luta_das_mulheres_por_igualdade_de_direitos_e_oportunidades. Acessado em 20/10/2016.
RIBEIRO, Leandro de Moura. A igualdade jurÃdica de homens e mulheres: Constituição e ações afirmativas. In: Âmbito JurÃdico, Rio Grande, XIV, n. 87, abr 2011. DisponÃvel em: < http://www.ambitoâ€juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9390 >. Acesso em set 2016.
RODRIGUES, Erta Soraya Ribeiro César, Et al. Percepção das Mulheres sobre seus Direitos no ciclo GravÃdicopuerperal. Rev enferm UFPE on line., Recife, maio, 2016.
ROCHA, Camila Mayara da Silva, et al. Assédio Moral no Trabalho: a mulher em foco-análise de produções cientÃficas da Psicologia (2005-2015) HUM@NAE, Edição Especial Seta 2015.
SANCHES, Solange, GEBRIM, Vera Lucia M. O Trabalho da mulher e as negociações coletivas. Estudos avançados 17(49), 2003.
TAVARES, M.S. Com açúcar e sem afeto: a trajetória de vida amorosa de mulheres das classes populares em Aracajú/SE. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, nº 101, p.121- 145, jan./mar. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.