Sinto, existo, logo penso: O saber, a inclusão e a formação docente
Resumo
O presente trabalho consiste em um estudo teórico sobre as questões da formação docente e o processo da inclusão escolar, no tocante às práticas pedagógicas e a inserção dos alunos com deficiência, de modo a considerar os desafios para o campo da educação, tendo em vista as demandas que emergem no contexto escolar, no qual perpassam pela condição dos professores não se sentirem preparados para acolher estas crianças que muitas vezes são olhadas apenas pelo plano biológico da deficiência e perdem a sua subjetividade que a constitui enquanto sujeito ativo e participante do seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, este estudo trata-se de uma revisão de literatura narrativa perpassando pelos estudos concernentes ao contexto da formação de educadores, bem como as práticas pedagógicas trabalhadas com crianças deficientes no contexto escolar. Os estudos enfatizam o permanente compromisso da sociedade com a educação inclusiva no qual é preciso considerar que antes da deficiência, o aluno é um sujeito de desejo e realizações próprias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.