Sinto, existo, logo penso: O saber, a inclusão e a formação docente

Autores

  • Thais Naiani Menezes Oliveira Faculdade ESUDA
  • Betania Maciel Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo teórico sobre as questões da formação docente e o processo da inclusão escolar, no tocante às práticas pedagógicas e a inserção dos alunos com deficiência, de modo a considerar os desafios para o campo da educação, tendo em vista as demandas que emergem no contexto escolar, no qual perpassam pela condição dos professores não se sentirem preparados para acolher estas crianças que muitas vezes são olhadas apenas pelo plano biológico da deficiência e perdem a sua subjetividade que a constitui enquanto sujeito ativo e participante do seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, este estudo trata-se de uma revisão de literatura narrativa perpassando pelos estudos concernentes ao contexto da formação de educadores, bem como as práticas pedagógicas trabalhadas com crianças deficientes no contexto escolar. Os estudos enfatizam o permanente compromisso da sociedade com a educação inclusiva no qual é preciso considerar que antes da deficiência, o aluno é um sujeito de desejo e realizações próprias.

Biografia do Autor

Thais Naiani Menezes Oliveira, Faculdade ESUDA

Psicóloga Clínica do Projeto Incubadora da Faculdade de Ciências Humanas- ESUDA.

Betania Maciel, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Dra.em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP betaniamaciel@gmail.com. Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Mestrado em Educação Culturas e Identidades- PPGECI UFRPE.

Downloads

Publicado

2017-08-10

Edição

Seção

Artigos