A cidade e as suas representações cartográficas
Resumo
Mapas são modelos de representação de cidades fundamentais no desenvolvimento de estudos, projetos e planos urbanísticos. A produção de mapas requer conhecimentos técnicos e artísticos. Caso contrário, conduzirá a leituras e interpretações distorcidas sobre fenômenos e processos urbanos, assim como a propostas urbanísticas inexeqüíveis. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as possibilidades e os limites da Cartografia na representação de cidades. Inicialmente é feita uma breve revisão dos conceitos de mapa, considerando seus tipos e suas aplicações. Em seguida, são analisadas as características de quatro elementos cartográficos básicos aplicados na representação de cidades: coordenadas, simbologia, escala e projeção. Por fim, são tecidos alguns comentários sobre a relação entre representação e realidadePublicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.