Comunidade do Pilar e a revitalização do bairro do Recife Possibilidades de inclusão socioespacial dos moradores ou gentrificação
Resumo
Analisam-se e discutem-se as relações atuais entre o processo de requalificação urbanística e os moradores da Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife, Recife/PE. Para isso, considerou-se, primeiramente, a história das ações do Plano de Revitalização do Bairro, elaborado na década de 1990, o qual, a partir da divisão da área do bairro em setores, propôs várias intervenções com o objetivo de fomentar a dinamização econômica do lugar associando-a a preservação do patrimônio construído. Em seguida, identificaram-se as propostas do Plano de requalificação urbanística, voltadas diretamente para a área do Pilar, onde estão assentados moradores de baixa renda (pobres) desde a década de 1970. Por último, identificaram-se as propostas atuais de inclusão socioespacial dos moradores da Comunidade do Pilar, partindo do princípio que, hoje, já se tem um projeto de ações concretas que possibilitam a permanência dos moradores da área. Mas é preciso investigar em que medida essas ações efetivarão a inclusão socioespacial daqueles moradores ou possibilitarão a gentrificação do lugar.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.