Território, territorialidade e a influência da mídia na identidade da periferia – um estudo sobre a imagem construída pelos moradores de Dois Unidos (Recife) nas redes sociais

Autores

  • Irenilda de Souza Lima Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rita Alcântara Domingues Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafael Dantas Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

A construção da identidade territorial da periferia tem uma influência significativa de como se dá a narrativa dos grandes veículos de comunicação sobre os territórios ocupados pelas classes populares, em geral marcada exclusivamente por aspectos de negatividade, como violência e falta de infraestrutura. Essa pesquisa analisa a construção da imagem do bairro de Dois Unidos (comunidade localizada na periferia da Zona Norte do Recife, em Pernambuco) feita pelos próprios moradores através das redes sociais, servindo como indicador de como o estereótipo construído pelos meios de comunicação de massa afetam a identidade territorial nas comunidades populares. O presente estudo identifica como a própria comunidade contribui para consolidação de um estereótipo negativo da periferia, como um lugar predominantemente de violência e pobreza.

Biografia do Autor

Irenilda de Souza Lima, Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Comunicação e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local.

Rita Alcântara Domingues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Geografia Econômica  e Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Rafael Dantas, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE

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Publicado

2017-08-10

Edição

Seção

Artigos