O espaço público é para todos? A promoção do acesso universal no contexto de conservação da Praça de Casa Forte
Resumo
Este estudo aborda a promoção de um acesso universal a um bem cultural público, sem com isso comprometer sua conservação. Tem-se como objeto empírico os Jardins Históricos da Praça de Casa Forte, projetados por Burle Marx. Foram identificadas as características da Praça, seus problemas ambientais e suas barreiras físicas que prejudicam o seu acesso. Deste modo, propõem-se opções de acessibilidade no contexto da conservação. O intuito é contribuir para que esse espaço público seja utilizado por todos e que, ao mesmo tempo, sua composição paisagística permaneça para gerações futuras, viabilizando a sustentabilidade urbana deste espaçoPublicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.