A compreensão sobre morte e a relação com a intencionalidade do suicídio entre crianças

Autores

  • Everson Sercundes de Lira Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA
  • Pedro Paulo Viana Figueiredo Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA
  • Henrique Landim Santos Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

O suicídio é um problema de saúde pública mundial. Figura entre as principais causas de morte como um fenômeno multifatorial, visto que é composto por influências orgânicas, sociais, culturais e psicológicas. Esta investigação se justifica pela importância do entendimento sobre o ato suicida entre crianças, bem como contribuir para a visibilização de produções sobre o tema. Foi realizada uma revisão bibliográfica tendo como objetivo geral discorrer acerca de considerações teóricas da Psicologia sobre o suicídio entre crianças. Como resultados dos artigos e textos utilizados, destacamos que os registros documentais dos casos apontaram provável subnotificação relacionada ao agravo. A faixa etária entre 9 e 10 anos é percebida como o período no qual a criança desenvolve interpretações sobre a morte e possibilita considerar as possíveis causas para o suicídio. A vulnerabilidade psíquica nessa fase da vida, aliada às questões de dificuldades na convivência social escolar (principalmente o bullying), no meio familiar ou ainda quando há falta de diálogo sobre o suicídio, cria um cenário delicado. O suicídio pode também aparecer como consequência das relações humanas contemporâneas, perpassadas por individualismo, fragilidade e desesperança, sendo elas uma parte importante desse conjunto multifatorial. Tal cenário pode diminuir as possibilidades desses sujeitos em lidar com as situações causadoras da vulnerabilidade psíquica, que são importantes componentes da sociedade.

Biografia do Autor

Everson Sercundes de Lira, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA; Pesquisador do Programa de Iniciação Científica ESUDA, sobre discursos de adolescentes do ensino médio de escolas públicas do Recife sobre automutilação.

Pedro Paulo Viana Figueiredo, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Doutor em Psicologia Social (PUC/São Paulo/SP/Brasil), docente na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (Recife/PE/Brasil). Pesquisador do Programa de Iniciação Científica ESUDA, sobre discursos de adolescentes do ensino médio de escolas públicas do Recife sobre automutilação.

Henrique Landim Santos, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Bacharel em Relações Internacionais pela Estácio de Sá, Técnico da Divisão de Doenças e Agravos Não
Transmissíveis pela Secretaria de Saúde do Recife, Preceptor do Programa de Residência em Vigilância em saúde (SESAU/PE) e Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Pesquisador do Programa de Iniciação Científica ESUDA sobre discursos de adolescentes do ensino médio de escolas públicas do Recife sobre automutilação.

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A compreensão sobre morte e a relação com a intencionalidade do suicídio entre crianças

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Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos