Diretrizes normativas de governança pública e mecanismos de controle na prefeitura da Cidade do Recife: estudo teórico-normativo
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as diretrizes normativas de governança pública e os mecanismos de controle na Prefeitura da Cidade do Recife. Transparência e responsabilidade social constituem institutos presentes em documentos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB). Assim sendo, a Administração Pública tem o dever de desenvolver suas atividades pautadas nessas premissas. A metodologia utilizada para realização do estudo se baseou em pesquisas de natureza bibliográfica e documental com extração de títulos e dados nas seguintes bases: Google Scholar, Periódicos CAPES, Diário Oficial da Prefeitura da Cidade do Recife (DOMPCR) e Planalto. A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através do seu órgão competente, no ano de 2022, editou decreto a fim de sedimentar seu funcionamento traçado na Transparência e com mecanismos de controle bem definidos, na busca de gestão eficiente de forma sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.