(Des)harmonia entre a hermenêutica da orientação jurisprudencial do STJ e da Lei 14.454/2022 para com os fundamentos constantes nas decisões proferidas pelo TJBA nos casos de pedidos de internação em clínica de emagrecimento
Resumo
Este artigo objetiva demonstrar se na temática relativa a concessão de pedidos de internação em clínicas de emagrecimento decorrentes de usuários de operadoras de saúde diagnosticados com obesidade mórbida há (des)harmonia entre os fundamentos das decisões do TJBA, a orientação jurisprudencial do STJ, e a Lei 14.454/22. O método utilizado foi o dialético, com técnicas de pesquisa bibliográfica, exploratória e aplicada, de natureza qualitativa, bem como pela análise documental de julgados dos anos de 2022 e 2023. Da análise observou-se que o TJBA utiliza fundamentos amplos, assentados em princípios e sem observância de evidências técnicas científicas de comprovação de eficácia do tratamento, estabelecidas tanto na orientação jurisprudencial quanto na lei. Concluiu-se, então, que de fato há a (des)harmonia alvo da pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.