O reajuste da mensalidade do plano de saúde pela mudança de faixa etária do idoso
Resumo
RESUMO
O objetivo é demonstrar que os reajustes unilaterais das mensalidades dos planos de saúde dos idosos unicamente pela mudança de faixa etária violam o princípio da dignidade da pessoa humana e são contrários ao Estatuto do Idoso. Ao chegar a certa idade a pessoa passa a ter vários problemas de saúde e por isso precisa ter uma assistência médica e o que tem acontecido de forma recorrente, é que os planos de saúde aumentam vultuosamente as mensalidades pelo fato da pessoa ter se tornado idosa. Muitas vezes o valor fica tão alto que se torna muito difícil para o idoso pagar o plano de saúde e as outras despesas, como moradia, transporte, remédios e contas da casa. Se o aumento da mensalidade faz com que a pessoa (idoso) em vários casos fique impossibilitada de arcar com esse custo e ter acesso à saúde de maneira digna, eis então, a pergunta: os reajustes unilaterais das mensalidades dos planos de saúde ferem a dignidade da pessoa humana? O tema foi escolhido por causa do reajuste unilateral das mensalidades dos planos de saúde em razão da faixa etária do idoso que às vezes chega a cem por cento.
Palavras Chave: 1 Reajuste; 2 Mensalidade; 3 Plano de Saúde; 4 Idoso; 5 Dignidade da Pessoa Humana
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.