Cadeias e sistema prisional atual no Brasil: uma análise a partir do olhar pela relação de poder em Foucault no livro “Vigiar e Punir”

Autores

  • Willams Luiz de Oliveira Silva
  • Josemar de Andrade Sales Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar a relação de poder proposta por Michel Foucault em sua obra “Vigiar e Punir”. Fazer uma correlação entre o sistema prisional brasileiro e esta relação de poder indicada pelo autor na obra. De que forma os dispositivos de poder agem para amoldar e controlar o individuo dentro da sociedade. Verificar como a definição de delinquente, levantada por Foucault, pode ajudar a analisar o porquê do sistema de pena através da prisão, não conseguir se fazer eficaz no que diz respeito a ressocialização do individuo, facilita a criação de facções e acaba por incentivar o egresso a cometer novos crimes.      

Biografia do Autor

Willams Luiz de Oliveira Silva

Bacharel em Direito.

Josemar de Andrade Sales, Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA

Graduação em Direito pela Sociedade Pernambuco de Cultura e Ensino. Pós-Graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes. Mestrado em Direito das Relações Internacionais pela Universidade de Ia Empresa. Professor da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA

Cadeias e sistema prisional atual no Brasil: uma análise a partir do olhar pela relação de poder em Foucault no livro “Vigiar e Punir”

Downloads

Publicado

2023-07-31