Cadeias e sistema prisional atual no Brasil: uma análise a partir do olhar pela relação de poder em Foucault no livro “Vigiar e Punir”
Resumo
O objetivo deste artigo é examinar a relação de poder proposta por Michel Foucault em sua obra “Vigiar e Punir”. Fazer uma correlação entre o sistema prisional brasileiro e esta relação de poder indicada pelo autor na obra. De que forma os dispositivos de poder agem para amoldar e controlar o individuo dentro da sociedade. Verificar como a definição de delinquente, levantada por Foucault, pode ajudar a analisar o porquê do sistema de pena através da prisão, não conseguir se fazer eficaz no que diz respeito a ressocialização do individuo, facilita a criação de facções e acaba por incentivar o egresso a cometer novos crimes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.