Táxigov: uma análise sob o aspecto econômico da sustentabilidade
Resumo
O Governo Federal criou o TáxiGov como modelo inovador de prestação de serviços de transporte. O objetivo do presente artigo é analisar a criação do TáxiGov considerando o aspecto econômico da sustentabilidade. A pesquisa inclui avaliar o modelo de contratação, suas vantagens em relação ao modelo de contratação de serviços de transporte tradicional, analisar a influência da sustentabilidade na adoção deste modelo, mensurar o impacto econômico, desde a sua implementação, e verificar o cenário em relação à expansão deste tipo de contratação para as demais entidades e unidade federadas. A pesquisa é exploratória, com revisão não sistemática da literatura, para levantamento bibliográfico de dissertações, teses e periódicos, com posterior pesquisa seletiva. A pesquisa documental foi realizada em sites públicos para levantamento de dados e informações relevantes. As autoras se socorreram de títulos em diversas bases de dados, a exemplo de SciELO e Periódicos Capes, utilizando o indicador booleano “AND” e as palavras-chave: sustentabilidade, consumo sustentável, compras públicas, economia do compartilhamento e TáxiGov. A pesquisa evidencia que em relação ao TáxiGov há efetiva influência da sustentabilidade sobre o setor de consumo e compras públicas do Governo Federal e vem sendo alvo de observação por outros Estados da Federação, não apenas como meio de economicidade, mas de efetividade dos gastos dos recursos públicos como valoração social. O estudo revela também que o meio ambiente, outro pilar da sustentabilidade, foi favorecido com o uso do TáxiGov
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.