A economia de compartilhamento e a uberização do trabalho sob a perspectiva dos motoristas de aplicativo no Brasil
Resumo
É objeto da presente pesquisa a temática relativa à economia de compartilhamento e a uberização do trabalho sob a perspectiva dos motoristas de aplicativo no Brasil, decorrente da observação sobre o crescente desemprego da população, paralelo à grande adesão de pessoas a este novo modelo de trabalho. Desta maneira, este artigo tem por objetivo identificar os impactos da economia de compartilhamento relacionada aos motoristas de aplicativo no Brasil e, acerca da proteção social, revelar se existem benefícios em relação aos sistemas sindical e previdenciário. A pesquisa é aplicada, de abordagem qualitativa. Houve revisão não sistemática da literatura, através de pesquisa exploratória para levantamento bibliográfico e documental. Foram utilizadas bases de dados como SciELO e Periódicos Capes. Os indicadores booleanos foram “AND” e "OR''. Os resultados mostram que os impactos da economia compartilhada são negativos para o motorista, mas positivos para o usuário. Quanto à garantia e à proteção dos seus direitos sindicais, viu-se que não há norma que legitime esses trabalhadores como detentores de direitos trabalhistas. No aspecto previdenciário, há a “Lei do Uber”, que enquadra os motoristas como contribuintes individuais, o que garante proteção previdenciária. Entretanto, há baixo índice de filiação. Conclui-se que é preciso a elaboração de um marco regulatório. A pesquisa tem limitações e sugere-se pesquisas quali-quantitativas visando à coleta de dados científicos capazes de mensurar a proporção dos impactos dessa modalidade de trabalho
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.