Caminhos legais e políticos percorridos na construção do Ato Adicional de 1834: dos debates do projeto à promulgação
Resumo
Este texto é um excerto de minha tese de doutoramento defendida no início de 2023 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e teve como principal ponto o estudo do funcionamento das casas fazendárias na Província de Pernambuco durante as décadas de 1820 e 1830, assim como a criação da tesouraria provincial de Pernambuco a partir das reformas implementadas durante o período regencial e com a substituição do Conselho de Governo pelas assembleias legislativas provinciais. Especificamente, este artigo busca mostrar os debates legislativos e caminhos políticos na elaboração do Ato Adicional de 1834, lei esta de extrema relevância para a criação das tesourarias provinciais, desde o ato de abdicação de D. Pedro I até a promulgação da única emenda à Constituição Imperial sofrida ao longo de sua vigência. Também é objetivo deste artigo verificar as implicações das reformas promulgadas no período regencial para as instituições fiscais, tanto no que concerne a tesouraria nacional quanto a tesouraria da província de Pernambuco. Secundariamente foram analisadas as leis orçamentárias e as legislações nacionais e da Província de Pernambuco que nortearam os legisladores para a realização das reformas regenciais e a implantação de uma menor centralização fiscal nas mãos da Corte no Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.