“Eu não ando sozinha”: a força de um maracatu de mulheres e de baque virado no sertão de Pernambuco
Resumo
O presente trabalho é produto das atividades extensionistas desenvolvidas na Universidade de Pernambuco, curso de Direito, campus Arcoverde, por meio do Programa de Extensão Direitos em Movimento (DIMO). Entre 2020 e 2022, o programa produziu o podcast “Vozes em Movimento”. O objetivo principal foi investir na promoção de grupos socialmente marcados pela interseccionalidade entre raça, gênero e classe, no agreste e sertão de Pernambuco. O artigo tomará como ponto de partida a fala de Hayssa Stefany Santos, entrevistada em um dos episódios, para apresentarmos algumas provocações acadêmicas acerca de possíveis conexões entre manifestações culturais e ativismo antirracista, com abordagem interdisciplinar, tendo em vista a trajetória de atuação do Maracatu Baque Mulher, no município de Arcoverde/PE.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.